segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

As comunidades virtuais tem crescido surpreendentemente sem limitar fronteiras, nem espaços ,aproximando e estabelecendo relações entre os usuários nos diversos contextos sociais.Com a globalização aumentou a necessidade do uso expansivo dos computadores com seus programas cada dia mais sofisticados, fazendo com que diminua as possibilidades sócio afetivas entre as pessoas.Com todo desenvolvimento do mundo virtual também tem crescido as preocupações com o mau uso dos programas que vem acontecendo de maneira assustadoura.

8 comentários:

JuLuar disse...

Penso que o amor e afetividade, são possibilidades tanto no mundo virtual, quanto na proximidade.

Abraços,

Júlia

Gleivia Rodrigues disse...

O mundo virtual a cada dia vem trazendo novas novidades.Fazendo com que a interação entre os seus usúarios ficam mais próximo.

Rita Cácia Fernandes disse...

Tabém me preocupo, bastante, com as relações face-a-face,o valor do abraço corpo-a-corpo, não há abreviação (abr) que o tire. Porém um dos fatores que determinavam às comunidades, segundo os maiores sociólogos, era a proximidade física mas, como nos lembra Adriane, surgio a necessidade dos novos meios de comunicação, justamente, por conta do distanciamento geográfico,daí, às comunidades virtuais, criando laços inclusive entre os que não se "conhecem", essa nova ordem mundial vem se desenvolvendo juntamente com o desenvolvimento da indústria e da economia... é uma bola de neve, colega!

Consuelia disse...

Concordo com você quando diz que o mundo virtual é um espaço sem fronteiras.
Mas, será mesmo que o mundo virtual com toda essa interatividade diminui as possibilidades de afetividades entre as pessoas?
Penso que toda essa troca de informações vai gerando um circulo de novas amizades. Ou não?
Consuelia

Sule disse...

Oi Jalcineide !
Ainda precisa explorar mais tua reflexão!! Senti falta de articular com oos autores sugeridos para leituras. Procure trazer alguns pontos comuns que identificou nos textos, e articular teu posicionamento com os autores fazendo as devidas citações. Não queremos cópia, queremos reflexão, articulação, diálogo! certtinho?
Sei que pode aprofundar mais, afinal teve um bom material para leitura e sair do senso comum. Além disso suas colegas, que também fazem parte dessa comunidade trazem alguns pontos de questionamentos nos comentários. Procure trazer essas contribuições para tua reflexão.
Escreva mais...ouse mais...articule mais... Não precisa economia de palavras1 Aqui é o lugar onde você precisa dialogar livremente, sem medo de se posicionar!
Vamos lá! Pau na máquina!
Bjinhos
Sule

Paula Rodrigues disse...

As comunidades virtuais realmente vem crescendo conforme sua utilização durante a interação com isso as pessoas se interagem de maneira mais critica e reflexiva.
Os blogueiros atuam conforme sua identificação com o tema gerador que esta ali sendo motivo de debate entre eles.

Simone disse...

Concordo com você quando enfatiza o problema das relações sócio-afetivas.Embora as comunidades sejam algo positivo na vida das pessoas, por outro lado acredito que elas dificultem a transmissão de alguns sentimentos.

Sule disse...

Querida Jal! Voltei para rever as produções de vocês nos blogs, e me deparo com tua reflexão sobre comunidades virtuais.E então, não encontro o que sugerimos no nosso ultimo encontro!
Jal! Perceba que você traz uma sucinta reflexão sobre comunidades, mas continua sem trazer os autores para dialogar contigo, assim fica complicado evidenciarmos as suas leituras.
Entenda que na sua formação é fundamental a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..,
Faça essa prática de começar a exercitar uma escrita sem medo, evidenciando seus estudos...
Vamos em frente!!!Pois estamos somente no primeiro ciclo e ainda temos muita água para rolar...
bjinhos
Sule