UFBA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DA BAHIA
FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FOMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DO MUNICIPIO DE IRECÊ/CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGÓGIA PARA SÉRIES INÍCIAIS
JALCINEIDE MARIA PEREIRA
ORIENTAÇÃO-SOLANGE MACIEL
ENSAIANDO PARA MEU DIÁRIO DE CICLO
Aprendendo pra fazer melhor
Escrever deveria ser mais fácil do que falar,pois posso escrever trancada no meu quarto sem que ninguém veja.Ainda não entendi por que tanto medo de escrever:relatórios dos projetos trabalhados em sala de aula,artigos de opinião,relatos diários das aulas, e agora diário de ciclo .Será medo ou preguiça?Cada um(a)tem seu ponto de vista e uma explicação para definir a ausência dos registros.
Dentre tantas atividades geniais com professores(as) excelentes, fico indecisa ao escolher uma para dar início às minhas produções.
Linguagem Fílmica na Educação com a professora Rosane Vieira,foi uma atividade que mexeu muito comigo.Me inscrevi nesta atividade por gostar bastante de assistir à filmes e também de levar filmes para minhas aulas .Muitas vezes com objetivo de trabalhar um determinado conteúdo outras vezes somente para preencher tempo ou como forma de premiação por ter se comportado.Mas,com a aula dessa professora posso ter a certeza de que nunca mais levarei filmes para minhas aulas do jeito que eu levava antes .
Logo de início já fui percebendo que tinha feito uma ótima escolha através da dinâmica com a pergunta feita por Rosane:-O que o grupo quer alcançar com essa atividade?E o grupo certo do que queria respondeu: metodologia, compreensão, interpretação e lúdico.
Com o desenrolar da atividade aprendi um pouco sobre o que são :cinema, fotograme, frame, meios de recursos, estratégias , efeitos, cena ,seqüência, o que é primeiro plano e segundo plano.Importante também é compreender que em um filme não há uma única interpretação, más várias interpretações que levam o espectador a compreensão.E que para compreender um texto tem que conhecer o autor.É mais fácil compreender um filme partindo da própria vivencia e da vivencia do autor.
O filme da nossa aula ou a aula de nosso filme?( Esta foi areflexão que a professora Rosane trouxe para o grupo) É uma reflexão que educadores e educadoras devem fazer ao pensar em levar um filme para sua turma.Pois a parti das discussões feitas no momento compreendi que : o filme da nossa aula, deve ter texto, conteúdo, forma , pretexto com ilustração e acessório. Levando um filme para complemento enriquecedor de um determinado assunto que esteja sendo trabalhando,com certeza chamará a atenção e surtirá efeito. A aula de nosso filme, poderá ser usada apenas para experiência fílmica ou simplesmente para descotração.
Depois dessa atividade vejo que levei muitos filmes para minhas aulas sem pensar no contexto em que meus alunos e minhas alunas estavam inseridos(as), sem pensar no conhecimento que eu deveria ter da vivência do autor, sem proporcionar experiência fílmica. Querendo que meus alunos e alunas tivessem compreensão de uma coisa escolhida por mim apenas por que eu achava que tinha haver com um conteúdo que estava sendo trabalhado.
Filme não é apenas imagem. É som, cor, luz, história, linguagem, cultura, vivência, compreensão, interpretação,diversão, descontração, demonstração.
ROSANE, Vieira e TOURINHO ANTONIETA,Maria. A experiência Fílmica e Formação ressignificando os referenciais teóricos epistemológicos da práxis pedagógica, 2008GOMES,Wilson.A poética do cinema e a questão do método em analise fílmica,2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário