
Atividade: Grupo de Estudo Literário (GELIT),
“Os cem melhores contos brasileiros do século”
Professora:Rúbia Margareth
Cursista: Jalcineide M. Pereira
Trecho de meu Diário de Ciclo Dois
As imagens estáticas e em movimentos e os áudios facilitam nossa compreensão de leitores. Temos visto isso também através da variedade de estratégias de leitura utilizadas pala professora Rúbia Margareth na Atividade: Grupo de Estudo Literário (GELIT), “Os cem melhores contos do século”. As dinâmicas com as músicas de acordo com cada década, utilizadas por ela, são atrativas, deixando o grupo relaxado para fazer os recontos. O livro contém contos de autores, que datam de 1900 aos anos 90.
Da maneira que estamos lendo, o exercício não se torna enfadonho. Quando alguém do grupo não lê um determinado conto, ouve o reconto feito por outra/o colega. E o interessante disso é que desperta a curiosidade, e acabamos lendo para confirmar, sem dificuldade de compreender, pois:
Quando oferecemos aos nossos alunos/as momentos de exposição oral, quer seja de histórias que fazem parte de sua vida, ou de leituras que tenham feito dentro dos vários contextos sociais e culturais dentro ou fora da sala de aula, demonstrando-lhes respeito, ensinando-lhes de forma divertida e agradável, o uso e forma lingüística, temos melhores resultados na aprendizagem dos mesmos/as, pois:
O aluno que lê, que se forma leitor, não se prende às ideias do autor somente àquilo que estar no texto. Ele vai além, incorpora a habilidade adquirida nos bancos escolares às funções e uso da leitura relacionados à sua história e à história de outros contextos culturais e sociais (ANTUNES, 2004, p. 28).
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores. São Paulo: GLOBAL, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário