sexta-feira, 3 de julho de 2009

Presença ou ausência de principios nas atividades do Projeto












Horizontes, possiblidades, experiências,caminhos...


Atividade: GEAC Concepções

Professora: Maria Inez Ciclo Dois

Dupla: Derisval e Jalcineide

Tarefa do GEAC

As duas turmas (vespertino e noturno), durante o encontro, traçaram uma listagem das idéias filosóficas/pedagógicas e/ou princípios que o curso tem como pretensão contemplar.
TAREFAS
1. Confrontar cada um destes princípios com atividades curriculares realizadas. Então, para cada uma das dobradinhas princípio/atividade curricular verificar:
- se houve presença ou ausência do princípio na atividade;
- se a presença foi como conteúdo temático;
- se a presença foi subjetiva, ou seja, não apareceu diretamente nas falas, mas perpassou a atividade como filosofia, como princípio e outros;
- se auxiliou que o princípio passasse a fazer parte de sua prática pedagógica;
- outra qualquer coisa pertinente que surja durante a análise;
- a relação deste princípio com a atividade vai ao encontro ou de encontro com o que acontece no curso.
2. Representar em uma imagem os princípios listados de maneira que se visualize como eles estão a-con-tecendo no curso.

LISTAGEM DO NOTURNO

REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE
POSSIBILIDADES
EXPERIÊNCIA
SIMULTANEIDADE ENTRE ESCRITA E ORALIDADE
HORIZONTALIDADE
PARTICIPAÇÃO EFETIVA
FORMAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA
CENTROS INSTÁVEIS
HIPER-TEXTO
REDE

Atividades: Linguagem fílmica e GEAC Concepções

LINGUAGEM FILMICA

Escolhemos falar desta atividade, por acharmos importante para o nosso desenvolvimento cultural, crítico e reflexível, como também para despertar em nossos/as alunos/as o mesmo.

Vimos nesta atividade à reflexão da prática docente aparecer quando em seu desenvolvimento a professora Rosane Vieira pergunta: O filme da nossa aula ou a aula do nosso filme? A parti daí ela nos mostra a importância de compreendermos que em um filme não há uma única interpretação que leve o espectador à compreensão. E que para conhecer um texto tem que conhecer o autor. É mais fácil compreender um filme partindo da própria vivência e da vivência do autor. Com isso as possibilidades de termos experiência fílmica, experiência estética e como fazer uma resenha.

A simultaneidade entre a escrita e a oralidade ocorre nas discussões ficando compreendido que o filme da nossa aula deve ter: texto, conteúdo, forma, e pretexto com ilustrações e acessórios.

A horizontalidade aparece na idéia de ampliação dos conhecimentos através do uso sistemático das tecnologias como fonte de formação e informação dos envolvidos no processo.

Participação Efetiva aconteceu com todo o grupo, e também por parte da professora que domina muito bem o conteúdo.

A formação continuada acontece com as novas oportunidades de continuarmos adquirindo conhecimentos neste contexto através das atividades: Grupo de Estudo Cinematográfico (GECI), Do livro para a tela e palestras... Centros instáveis aparecem em todos os momentos em que horas somos alunos horas somos professores. Aprendendo para ensinar. Hiper-texto nas buscas de ajuda de outros autores para compreender melhor como se dá o processo de linguagem fílmica na educação e também para produzirmos uma resenha crítica e refletiva do filme “Quanto vale ou é por quilo”, assim como em outras reflexões que estão sendo feitas a partir de outros filmes com ajuda dos aparelhos tecnológicos.

E rede? Quando trabalhamos com essa idéia estamos tendo a oportunidade de nos ligarmos com o local e o global. E esta atividade dá esta alternativa interessante, através do uso das tecnologias. Esta atividade por se só não, mas com as outras que vieram dando sentido de continuidade, sim. Quando assistimos a filmes de produção estrangeira, por exemplo.

Antes do retorno de Inêz não estávamos compreendendo bem como tinha acontecido os três últimos princípios, nesta atividade. Com as suas contribuições compreendemos um pouco mais.

GEAC CONCEPÇÕES

Ao analisarmos as atividades que já realizamos para escolher e relatar como estes princípios aparecem ou não nas mesmas, decidimos falar do Grupo de Estudo Acadêmico (GEAC). Por estar nos dando à oportunidade de compreendermos melhor o projeto através das orientações da professora Maria Inêz, o estudo do mesmo e também do relatório da primeira turma, proposto por ela nesta atividade, achamos que essa é uma das atividades do curso que, acontece mais os princípios listados pelo grupo.

No GEAC aparece REFLEXÂO DA PRATICA DOCENTE através dos momentos de estudo nos grupos com as discussões e socializações do que cada um/a vem fazendo em sua sala de aula depois das atividades do curso. Os momentos das discussões com a presença de Inêz, com os esclarecimentos de como foi pensado e elaborado o projeto contribui para tais reflexões.

Neste estudo acontece a cobrança da participação efetiva tanto nos momentos com a professora Inez, como também, quando estamos reunidos sem a presença da professora Inêz. Deixando de assistir, e passando a participar, compreendendo a vivência do processo pedagógico.

As POSSIBILIDAES ocorrem com as realizações das atividades de leitura. Há todo instante estamos tendo possibilidades de crescer dentro das perspectivas do projeto aprimorando nossos conhecimentos, buscando novos conceitos e autonomia de argumentos dentro do curso que estamos fazendo.

HORISONTALIDADE acontece com o uso das tecnologias usadas no processo de demonstração, que facilitam a compreensão iper-textual do grupo.

Quando estamos nos comunicando através da lista, do moodle ou do blog estamos trabalhando em REDE. Isso tem acontecido também nesta atividade.

Formação permanente e continuada acontece de forma contextualizada, com planejamento e estudo antecipado. A cada aula estamos discutindo uma parte do projeto e fazendo reflexões sobre o tornar-se e o formar-se. Cremos que esse GEAC é importantíssimo para a formação de todos/as cursistas da Turma Dois do Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê, por estar falando do mesmo.

Simultaneidade entre a escrita e a oralidade talvez ainda não esteja claro para nós de como isso acontece ou deixa de acontecer dentro dessa atividade, como também em relação aos centros instáveis.

ACETAMOS CONTRIBUIÇÕES DOS COLEGAS QUE TAMBÉM FIZERAM ESSA ATIDADE, ATRAVÉS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS OU DE OUTRO AMBIENTE.
www.irece.faced.ufba.br



Nenhum comentário: