domingo, 29 de novembro de 2009

Inclusão digital é a solução para os problemas sociais do Brasil?

Pode não ser na sua totalidade, mas pudemos perceber através dos estudos que fizemos sobre Inclusão Digital que existem já na pratica muitos projetos que beneficiam comunidades desenvolvendo-as nos seguintes aspectos: econômicos, politico e cultural. É visível as vantagens adquiridas por vários municípios que desenvolvem tais projetos sociais. O que ainda nos preocupa bastante é a desigualdade social que atinge maioria de nosso povo brasileiro. Muitas pessoas sem emprego com renda família insegura, tem medo de comprar um computador e não poder usa conexão. Portando é fato que o Brasil apesar de ter melhorado sua economia ainda tá distante de ser um país com “cidades digitais” de ponta a ponta.
As escolas que já estão “informatizadas” com o recebimento dos Telecentros/Infocentros, vimos que ainda faltar compreensão por parte de dirigentes escolares e/ou pessoas que tomam conta dos mesmos para poder fazer acontecer a inclusão. Não adianta ver a máquina e não poder explora-la de maneira prática o desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto e aprimoramento da relação entre o cidadão e a cidadã com o poder público. A carência de conhecimento das politicas publicas é que faz com que acomodem-se sem questionar seus direitos. Pois:

Enquanto isso acontece nos espaços de acesso público, os filhos das
famílias com melhor poder aquisitivo estão explorando ampla e livremente os ambientes
digitais, vivenciando a cultura, a interatividade, a produção colaborativa, a partir de seus
computadores pessoais, em casa. Obviamente, promover uma iniciação da população,
no uso das tecnologias, a chamada alfabetização digital, não deixa de ser uma ação
social válida. (BONILLA, 2009, p. 2)

Porém o objetivo inicial dos Telecentros/Infocentros serem a porta de entrada das comunidades para a rede mundial de computadores e para os serviços e informações prestadas pelos agentes públicos: prefeituras, estados e governo federal não está sendo alcançado. Tornar comum os serviços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, significa, portanto, conceber soluções e promover ações que envolvam desde a ampliação e melhoria da infra-estrutura de acesso até a formação do cidadão, para que depois de informado e consciente, possa utilizar todos os serviços disponíveis de um computador e da Internet.
Foi nessa perspectiva que eu e as companheiras do Grupo de Estudos Acadêmicos (GEAC) de Inclusão Digital do Ciclo Três sob orientação da professora Maria Helena Bonilla, elaboramos um "Projeto Rádio no Telecentro" que favorece o acesso a internet com proposito de desenvolvimento cultural e social da comunidade do Povoado de Meia Hora município de Irecê-BA.
Referencias:

http://http://telecentros.wordpress.com/1-o-que-e-um-telecentroinfocentro/

http://[pdf]/

Nenhum comentário: