quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Orientação: importante atividade do curso

Quando incluíram a atividade Grupo de Orientação para o curso de
Licenciatura em Pedagogia Ensino Fundamental/Séries Iniciais da Universidade Federal da Bahia/FACED-IRECÊ, estavam pensando em uma das mais importantes para o crescimento na leitura e escrita dos/as cursistas.
A professora de orientação, Solange Maciel tem feito um trabalho brilhante com seu grupo no que diz respeito à escrita, através da leitura de textos, análise coletiva de trechos de diários dos próprios cursistas (com permissão dos mesmos), projeção de filmes, estudo em grupo do Novo Acordo Ortográfico, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), teorizações dos textos e discussão sobre temas pertinentes à educação.
Uma das metodologias usada pela professora Solange da qual gostei muito foi a análise coletiva de textos no data show. Gostei porque eu já usei esta estratégia, não com essa tecnologia, mas com o texto do aluno do jeito que ele fez, escrito no papel metro. Pois, muitas vezes não conseguimos perceber sozinhos nossos próprios erros, e na coletividade conseguimos não apenas ver onde erramos, mas também como podemos melhorar. Para realizar esse trabalho é necessário ter uma conversa antecipada com o dono do texto para não causar constrangimento. Com um mesmo texto podem ser trabalhadas várias deficiências do autor. Este trabalho é interessante, pois:
A maioria dos escritores iniciantes costumam contentar-se com uma única versão de seu texto e, muitas vezes, a própria escola sugere esse procedimento. Isso em nada contribui para o texto ser entendido como processo ou para desenvolver a a habilidade de revisar. O trabalho com rascunhos é imprescindível. É uma excelente estratégia didática para que o aluno perceba a provisoriedade dos textos e analise seu próprio processo. ( PCN de Língua Portuguesa, 2001, p. 73 ).

Deste modo, a revisão textual tem uma importante função no desenvolvimento da escrita. Mas é preciso ser um trabalho sistematizado, ensinando de maneira clara e objetiva para que o aluno/a aprenda a função real, sendo monitor do processo de produção, coordenador, produtor, leitor, e, principalmente, avaliador de sua própria produção.

Nenhum comentário: